Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



30º dia

Terça-feira, 17.05.16

Passaram cerca de 20 dias. Pareceu que foi ontem que estive aqui sentada nesta sala de espera a desfolhar uma revista e nervosa porque ela estava atrasada e ia-me atrasar a vida, mal eu sabia que ia ser tão bom como foi.

Lá vem ela, com um sorriso de orelha a orelha e quando me enfrenta com os olhos levanta o sobreolho e diz: " É impressão minha ouuuu...?"

Lá sabia eu o que ela quereria dizer, mas comecei a rir-me e devolvi-lhe o beijo que me deu.

Entrámos para o gabinete, é sempre um forno, não sei como ela aguenta estar ali dentro o dia todo. Ofereceu-me uma infusão e eu aceitei.

Disse-me que achava que eu estava diferente, pelo menos que sentia que eu tinha uma energia diferente. Não sei o que é que ela vê mas o que é certo é que me sinto diferente e com energia diferente. Começou-me a contar uma história de uma mulher que tinha dois filhos e esses dois filhos eram até bons miúdos. O marido até não era muito chato, mas também não contribuia com ajuda para a casa estando até algumas vezes ausente. Falou-me dessa mulher que tinha tido um pai que tinha falecido com cancro na bexiga e uma mãe que tinha Alzheimer e Parkinson que haveria partido também. Essa mesma mulher, porque achava que era a super mulher, teve dois acidentes de carro e mesmo assim ela continuava. Essa mulher tinha uma posição de destaque no seu trabalho e muita coisa dependia dela, essa mulher era a super mulher. Mas essa mulher teve um dia que numa consulta de rotina foi detetado cancro na mama. Essa mulher entendeu que não era a super mulher e era apenas mais uma e percebeu naquela hora que a fragilidade da sua vida era tanta como uma folha de papel que a qualquer momento se rasga e se joga fora. De repente diz-me:"Não faço ideia porque comecei a falar desta pessoa, mas olhe, se lhe serve esta história de alguma coisa então ótimo." Sorriu e seguimos para a balança.

É claro que aquela história soou cá dentro, essa super mulher também eu achava que era, mas felizmente não me foi detetado nada, pelo menos eu desconheço que tenho o que significa que possivelmente acordei a tempo. E sim, claro que eu acho que ainda posso ser uma super mulher, mas entretanto já deleguei. Decidi não ir buscar os miúdos à 6ªfeira, às 3ªs e 5ªs faço ginastica enquanto os miúdos estão nas suas actividades, alguns pratos os miúdos fazem comigo e até um clube do livro criámos em casa. Se eu olhar para a minha vida à 1 mês atrás vejo que nada disso acontecia e que afinal, em apenas 30 dias mudei tanto na minha vida. Estou feliz.

É claro que não comentei com ela os meus pensamentos mas sim, comentei a minha preocupação com a balança.

 

Vamos lá enfrentar o bicho:

17/5/2016:

Peso: 74,6 kg (-3,6kg)

IMC: 28,57 kg/m2 (-1,34Kg/m2)

% Gordura: 39,8% (-1,2%)

% Muscular: 24,3% (+0,2%)

Gordura visceral: 9 (-1)

Perímetro cintura: 87 cm (-5cm)

 

Redução de 3,6kg em 20 dias não é mau, mas também não é nada de outro mundo. A Dra Magda percebeu a minha insatisfação e explicou-me que eu não tinha aumentado 3,6kg em 20 dias, provavelmente foi ao longo do tempo, portanto perder 3,6kg em 20 dias é excelente. O facto de estar a fazer exercicio fisico poderá também contribuir para não haver uma perda de peso significativa nos primeiros momentos, pois o musculo ao ser estimulado começa a desenvolver-se e provavelmente o edema que sinto também contribuiu para a balança. Ajudou-me a ver o lado positivo da Mudança, dizendo-me: "Está a brincar comigo? Então ouça, o seu intestino está a trabalhar como um relógio, sente-se com energia mesmo fazendo exercicio 4x/semana, o marido já escreve mensagens de amor, a massa gorda já está a baixo dos 40% e o musculo está já dentro dos valores normais e se não bastasse perdeu-me 5 cm de cintura e isto para não mencionar que já não está em risco de doenças cardiovasculares pela gordura visceral. Meu Deus, elas querem resultados para ontem o que andam a fazer à seculos. Há sempre uma possibilidade, faz essas dietas loucas, perde o peso que entende mas a sua vida nunca mais será a mesma!" e fica com um ar sério a olhar para mim. Medo.

"Bem Magda (exige que a tratemos pelo nome) se assim o diz e se está feliz pelos resultados eu também estou."

Voltámos a rever o plano alimentar e basicamente sugeriu-me

 

Em JEJUM

1 Copo de água morna com uma colher de chá rasa de bicarbonato de sódio e limão

2 comprimidos de Tirosina - MG dose

Pequeno-almoço

 

 1 Sumo + 1 Galete de arroz com creme vegetal ou compota caseira ou creme de barrar de tofu OU Papa de aveia (100 ml de bebida de aveia + 3 colheres de sopa de aveia + raspas de gengibre e raspas de limão + canela polvilhada) OU 1 (chávena de chá) Infusão de Dente-leão + 1 Fatia de pão sem glúten com creme vegetal 

Meio manhã

 

1 Peça de fruta + ½ punhado de frutos secos 

 

Almoço

13h

½ de prato de proteína (germinados/cozinhados: Feijão-frade, feijão azuki, feijão de soja, feijão preto, grão-de-bico, feijão mungo, lentilhas, quinoa, algas) OU peixe de pequeno porte e com escamas (robalo, garoupa, dourada, pescada) OU ovo (1 ovo inteiro ou 2 claras)

Vegetais e ou legumes à descrição

¼ de prato de hidratos de carbono (arroz basmati, batata-doce, massa de arroz, quinoa, couscous de milho bio, cenoura cozida) - só nos dias do exercicio 

Meio tarde

 

1 Peça de fruta + ½ porção de frutos secos 

Meio tarde

 

1 Barra de cereal OU tremoços (1-2 punhados) OU 1 banana + 1 iogurte Sensações da Terra  + 1 (colher de chá) de chia + 1 (colher de chá) de sementes de canhamo descascadas

 

Jantar

Sopa de legumes (2 conchas) + 1 (colher de sopa) de proteína de ervilha - MG dose

OU

2/3 de prato de salada (polvilhar com sementes a gosto) + 1/3 de prato de proteína (rebentos: Feijão-frade, feijão azuki, feijão de soja, feijão preto, grão-de-bico, feijão mungo, lentilhas, quinoa, tofu, algas)

Ceia

1 Tisana à escolha

1 Comprimido de ómega 3


 

 

 

É claro que a consulta descambou para 1 hora, mas acreditem ou não eu não queria que ela terminasse. Deixa de ser uma relação de nutricionista-paciente em espaço de segundos. Acerta-se o programa e fala-se de tudo, mas o que é engraçado é que tudo tem um motivo de se falar, o que é realmente surpreendente.

Enfim.. até daqui a 20 dias Dra Magda.

Final do dia foi dia de treinar. Miúdos nas actividades e Ivone na area.

 

"Olá, então que tal de massa gorda e gordura visceral??"

Então contei-lhe as novidades... e ela ficou satisfeita e quanto ao edema explicou-me que não se deve ao treino pois este no meu caso é apenas um efeito imediato no treino, e de curta duração, ele é resultado de maior circulação do volume sanguíneo na região que está sendo treinada.

O grau de inchaço muscular depende de alguns fatores como o tipo de exercício, a velocidade de execução, o intervalo de descanso entre uma série e outra e o número de repetições executados.

Quanto maior a velocidade de execução, quanto menor o intervalo de descanso entre as, e quanto maior o número de repetições executadas nos exercício, maior o efeito de inchaço muscular, porém, realizar exercícios com estas características, requer cargas leves, que é o que estamos a fazer e principalmente os exercícios de pernas estamos a executar sem carga adiconal. Resumindo cargas leves não fazem ganhar massa muscular…

Cargas leves e mais repetições apenas estimulam a resistência muscular, que possui pouco potencial de hipertrofia, que é o que causa o inchaço. 

Se está com edema será outra a causa, quando os membros inferiores apresentam inchaço, este é um sinal de que algo não está bem. O motivo pode ser simples e inofensivo, mas também pode sinalizar algo mais sério.

 

Dia 6 - Treino B - Perna Anterior + Ombro + Abs

Warm Up - Workout 30s / Descanso 10s

Jumping Jacks

Wall Squat

Burpees

Crunche Bycicle

Subir Plataforma Alternado

High Knee

Twist

Ski

Prancha Alta

Mountain Claimbers

Prancha Lateral D 30s sem descanso E 30s

 

Leg Press 3x20

Jumping Jacks 45s

 

Walking Lunge 3x20

Wall Squat 40s

 

Leg Curl 3x20

Burpees 30s

 

Abdutor em Pé C/ Caneleiras 3x20

 

Shoulder Press 3x20

Ski 45s

 

Aberturas 3x20

Twist 45s

 

Frontais 3x20

High Knee 45s

 

ABS

Crunche 3x20

Tesouras 3x20

Oblíquos, lateralmente tentar tocar no calcanhar 3x30

 

Alongamentos Perna (Anterior) e Ombro

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por Magda Roma às 21:30
editado por Ivone Loureiro às 20:42






pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Maio 2016

D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031

arquivos

2016





comentários recentes

  • Gabriela Lima

    Olá :)Iswari é uma marca orgânica muito boa mesmo!...

  • Ana Filipa

    Que realidade...tão verdade, que doi por não ser m...

  • fashion

    Bonito texto. Não te aproximes de ninguém... olha ...


Posts mais comentados